domingo, 14 de junho de 2015

COMO FUNCIONA

como-funcionaO serviço que desenvolvemos na CORTE ultrapassa a simples revisão. Entendemos que um bom trabalho deve ser completo e, por isso, todos os textos que revisamos passam pelas seguintes etapas.

Em um primeiro momento, conferimos se o texto satisfaz as convenções do gênero a que pertence. Harmonizamos o texto levando em conta as expectativas do autor e do seu leitor ideal. Nessa etapa, consideramos aspectos estilísticos e as necessidades de coerência e coesão. Com o consentimento do autor, alguns trechos podem ser reescritos.

Em seguida, são corrigidos problemas ortográficos e gramaticais, verificando-se a correção e a clareza da redação. Na maioria dos casos, adequamos o texto à norma-padrão da língua portuguesa, isto é, às regras aceitas como corretas pelas principais gramáticas prescritivas. Em alguns casos, o texto poderá ser adequado à norma culta da língua portuguesa, isto é, às regras que os falantes da língua portuguesa adotam na conversação do dia a dia, conforme a descrição feita nas principais gramáticas científicas da língua.

Por fim, padronizamos o documento conforme as regras exigidas para a sua publicação, o que varia conforme o tipo de texto:

  • Em textos acadêmicos, observamos as regras exigidas em cada área (ABNT, APA, ISO, Vancouver) e as regras específicas de cada universidade ou revista científica;
  • Na revisão de livros, as normas adotadas no mercado editorial;
  • Na revisão de material comercial ou publicitário, o contexto em que será veiculado;
  • Na revisão de documentos jurídicos, observamos a finalidade (contencioso, consultivo, contratos, etc.).

Também trabalhamos em parceria com tradutores, diagramadores, capistas e gráficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário